REGULAMENTO

 

  REGULAMENTO DO 4º FEMESBC

baixe aqui

FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

I – DA PROMOÇÃO

Artigo 1º – O 4º FEMESBC – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO é uma iniciativa do CONESBC – Conselho Espírita de São Bernardo do Campo, realizado com o apoio da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, do Canal Dubem Web TV; Coral Candido Passarinho, AMEABC – Associação Médico Espírita do ABC, e empresas patrocinadoras.

Parágrafo Único – O 4º FEMESBC será realizado no âmbito do Território Nacional (Brasil)

II – DOS OBJETIVOS

Artigo 2º – O 4º FEMESBC é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos:

  1. a) Valorizar a arte produzida no movimento espírita;
  2. b) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;
  3. c) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.
  4. d) Divulgar e promover a música espírita.
  5. e) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;
  6. f) Promover a Doutrina Espírita.

III – DA CARACTERÍSTICA

Artigo 3º – O 4º FEMESBC será realizado com músicas que retratem a Doutrina Espírita.

IV – DAS INSCRIÇÕES

Artigo 4º – As inscrições serão realizadas no período de 05 de julho de 2017 até às 0h do dia 18 de agosto de 2017, através do site: www.femesbc.com.br, preenchendo todos os campos da Ficha de Inscrição e anexando:

“Letra da música”;

“Foto do músico ou do grupo musical”; e,

“A música tocada em MP3”.

Parágrafo Único: Não será aceita a inscrição da música espírita que não tenha anexado: “Letra da música”; “Foto do músico ou do grupo musical”; e, “A música tocada em MP3”, ficando excluída a música do Festival.

Artigo 5º – Poderão se inscrever no 4º FEMESBC:

  1. a) Músicos residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil).

Artigo 6º – As inscrições serão gratuitas, limitando-se a uma composição por autor ou intérprete.

  • Serão aceitas inscrições de músicas que já tenham participado de outros festivais espíritas de âmbito nacional, desde que não tenham sido classificadas para a final dos mesmos.
  • 2º – Não será permitida a inscrição de músicas ou mensagens ditadas por espíritos através de qualquer médium e em qualquer tipo de mediunidade.

Artigo 7º – As composições, letras e músicas deverão ser inéditas e não poderão ser plagiadas.

  • 1º – Entende-se por inédita a obra musical que nunca tenha sido gravada comercialmente e, como original, a que não advir de plágio total ou parcialmente, adaptação ou citação poética de outros autores, ou ainda, uma música já existente.
  • 2º – Não perderá o caráter de inédita, a música que tenha concorrido em outros Festivais de Música Espírita, ou que tenha sido gravada em CD independente, com tiragem máxima de até 2.000 cópias.

Artigo 8ºA responsabilidade sobre proteção e direitos autorais das obras musicais apresentadas competirá, em sua integralidade, aos próprios autores e participantes responsáveis por sua apresentação, eximindo de toda e qualquer responsabilidade a coordenação do FEMESBC e do CONESBC (Conselho Espírita de São Bernardo do Campo).

Parágrafo Único – Em caso de classificação da música para a final deverá ser entregue documentação de dispensa de cobrança conforme diretrizes e prazos estabelecidos pelo ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, acompanhada de cópia de RG e CPF, para fins da realização da apresentação.

Artigo 9º – A Inscrição da música no 4º FEMESBC pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão incluindo toda a programação e divulgação do evento, sob pena de eliminação e desclassificação.

V – DA CLASSIFICAÇÃO

Artigo 10 – Todas as músicas inscritas terão as letras avaliadas pela “Comissão Avaliadora do FEMESBC” especialmente escolhida, formada por espíritas, tomando como base, os critérios previstos nos artigos 2º, 3º, Parágrafo Único do artigo 6º e 7º, e deverão estar dentro dos princípios da Doutrina Espírita.

O período de avaliação será de 20/08/2017 a 27/08/2017

  • 1º – Serão aprovadas as músicas que obtiverem 50% (cinqüenta por cento) dos votos da “Comissão Avaliadora do FEMESBC”.

Artigo 11 – Todas as músicas aprovadas pela “Comissão Avaliadora do FEMESBC” serão publicadas no Site: www.femesbc.com.br e os respectivos autores receberão e-mail informando o resultado da classificação.

 Artigo 12 – As músicas aprovadas pela “Comissão Avaliadora do 4º FEMESBC” irão para a votação popular no site www.femesbc.com.br, no período de 05/09/2017 a 24/09/2017.

  • 1º– Os participantes poderão utilizar todos os recursos de imprensa, internet e redes sociais para promover a divulgação de sua música.
  • 2º– Os participantes acompanharão pelo site www.femesbc.com.br, os números das votações em cada música.

Artigo 13 – Serão selecionadas as 10 (dez) músicas mais votadas no site www.femesbc.com.br.

Parágrafo Único – Havendo empate entre músicas, a “Comissão Avaliadora do FEMESBC”, definirá qual será a classificada.

Artigo 14 – A Comissão Organizadora comunicará por e-mail aos participantes inscritos, e através do site www.femesbc.com.br, as 10 (dez) músicas mais votadas.

VI – DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 15 – A “Comissão Julgadora” será composta por 04 (quatro) membros, podendo ser músicos, professores de música, professores, escritores, ou pessoas ligadas à arte espírita, escolhidas pela “Comissão Organizadora”.

Artigo 16 – O julgamento será feito no dia da realização do 4º FEMESBC pelos jurados nomeados pelos organizadores, dia 21 de outubro de 2017.

VII – DA APRESENTAÇÃO

Artigo 17 – Todas as músicas classificadas deverão ser apresentadas, no dia 21 de outubro de 2017, com início às 17h no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP).

  • 1º – Todas as músicas classificadas deverão ser apresentadas com a utilização dos instrumentos musicais, sendo vetada a utilização de “Play back”, “VS”, CD, MD, MP3 dentre outros, seqüências eletrônicas, ainda que de forma parcial, ou ainda, música previamente seqüenciada.
  • 2º – Os instrumentos usados na apresentação, com exceção de bateria, deverão ser trazidos pelos participantes. O(s) cabo(s) do(s) instrumento(s) de corda deverão ser trazidos pelos participantes.

Artigo 18 – Os participantes deverão estar presentes no local de realização do 4º FEMESBC, Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP, às 16h para as orientações e instruções, bem como, o sorteio da ordem de apresentação das músicas.

Parágrafo Único – Em caso de ausência dos participantes, ou em caso de não ter sido entregue a documentação em tempo hábil, prevista no artigo 8º, a música inscrita será automaticamente desclassificada.

Artigo 19 – Um mesmo participante só poderá defender uma música, entendido também como participantes os vocalistas e/ou instrumentistas.

VIII – DO JULGAMENTO

Artigo 20 – Para a avaliação das músicas apresentadas, as mesmas receberão a seguinte pontuação:

  1. a) Letra – de 0 (zero) a 35 (trinta e cinco) pontos;
  2. b) Melodia – de 0 (zero) a 25 (vinte e cinco) pontos;
  3. c) Arranjo – de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos;
  4. d) Interpretação – de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

Artigo 21 – Cada jurado irá avaliar todos os itens, constantes no Artigo 20.

Artigo 22 – Ao final das apresentações, os jurados se reunirão para somarem as notas das músicas apresentadas e definirem os vencedores.

Artigo 23 – As músicas vencedoras serão:

  • Do 1º ao 4º lugar: aquelas que obtiverem a maior soma de pontos na avaliação dos jurados;
  • Revelação: O participante que mais surpreendeu conforme consenso entre os jurados;
  • Melhor letra: Aquela escolhida por consenso entre os jurados e que melhor retrate a Doutrina Espírita.

Parágrafo Único – Em caso de empate, os jurados definirão coletivamente o desempate das músicas.

Artigo 24 – Os vencedores serão anunciados ao final do 4º FEMESBC.

Parágrafo Único – A decisão dos jurados é soberana, não cabendo recurso ou qualquer forma de contestação do resultado anunciado.

IX – DA PREMIAÇÃO

Artigo 25 – Das músicas classificadas e apresentadas no 4º FEMESBC, serão premiadas:

  1. a) 1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);
  2. b) 2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);
  3. c) 3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);
  4. d) 4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);
  5. e) Revelação (01 troféu e Kit de livros espíritas);
  6. f) Melhor Letra (01 troféu e Kit de livros espíritas).

Parágrafo único. Os prêmios não poderão ser trocados.

X – DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 26 – Toda a mídia, publicidade, ou qualquer benefício financeiro decorrente do 4º FEMESBC, terá finalidade beneficente, devidamente documentada e balanço divulgado em veículos de comunicação oficial, e beneficiará as obras sociais do Conselho Espírita de São Bernardo do Campo.

Artigo 27 – Os autores cedem, de acordo com as diretrizes do ECAD – Escritório Central de Arrecadação, os direitos de exploração e divulgação de suas músicas no dia da apresentação final do 4º FEMESBC, por rádio, televisão, Internet ou qualquer outro meio existente ou que venha a ser criado, assim como da gravação, sem qualquer ônus ou processo para a Comissão Organizadora e/ou promotora/apoiadora ou patrocinadora do 4º FEMESBC e também do CONESBC (Conselho Espírita de São Bernardo do Campo), ficando vedada a exploração que não seja para a divulgação da doutrina espírita.

  • 1º – A cessão da exploração e divulgação da música pelo seu respectivo autor ao FEMESBC – Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo se dá exclusivamente para divulgação da música espírita e da Doutrina Espírita, ficando vedado o repasse dos direitos de exploração e ainda não exclui, em hipótese alguma, o direito do autor de também explorá-la da forma que melhor lhe aprouver.
  • 2º – O objetivo primeiro da exploração das músicas é a divulgação das obras e de seus respectivos autores, bem como da Doutrina Espírita.

Artigo 28 – As despesas de viagem, alimentação e hospedagem dos participantes correrão por conta própria dos mesmos.

Artigo 29 – Não será permitida a apresentação de participantes com ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e seus derivados.

Artigo 30 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, sendo soberana em suas decisões. O mesmo se aplica aos eventuais problemas que surgirem em todas as etapas do FEMESBC até à sua realização e divulgação dos resultados.

São Bernardo do Campo, 25 de maio de 2017.

 

 

Márcio Krnacs e Adriana Fernandes

Coordenadores do FEMESBC

Diretores do Departamento de Divulgação e Eventos

do Conselho Espírita de São Bernardo do Campo

 

E-mail: femesbc@femesbc.com.br

Telefone/whatsapp: (11) 99894-9892

Site: www.femesbc.com.br

www.facebook.com/femesbc

PROJETO ‘UM CONVITE À VIDA’   Alagoinha – PE – Busca angariar alimentos e outras necessidaes para uma comunidade carente, atingida pelas secas.  COLABORE COM SUA DOAÇÃO  1 Kg de alimento não perecível no dia do evento ou qualquer doação no POSTO DE COLETA PERMANENTE – Grupo Espírita Serenidade – Rua-Almerina Cemoline Rebuci,119 – Paulicéia – S.B do Campo – SP – Informações: 97038-9025/99681-0714

CANAL DO FEMESBC: www.youtube.com.br/femesbc